PhD in Design

Fernando Oliveira

Fernando Oliveira é Doutorado em Design pela FACULDADE DE ARQUITECTURA da UL, Mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE-U e licenciado em Design Visual pela mesma instituição.

É Docente universitário desde 1999. Até 2018 foi Coordenador do Mestrado em Design e Cultura Visual (com louvor atribuído pelo reitor) e Co-Coordenador do Mestrado em Branding e Design de Moda, pertencendo a vários conselhos pedagógicos e a comissões de curso do IADE-UE.

É Investigador e membro da UNIDCOM do IADE-UE. Foi editor da revista cientifica MODA PALAVRA (2018) e é membro do Comité Científico das conferências EIMAD da ESART/IPCB (2017 e 2018) e DESIGN DOCTORAL CONFERENCE do IADE-EU (2017 e 2018), bem como da Revista cientifica EDUCAÇÃO GRÁFICA (desde 2015), da Revista Científica CONVERGÊNCIAS da ESART/IPCB (desde 2018), e da e-revista LOGO da UFSC (desde 2017).

Tem participação em júris de doutoramento, em Portugal e no estrangeiro, e experiência na orientação científica de teses de Doutoramento e de Mestrado. É autor de Workshops implementados a nível nacional e internacional. Tem autoria de artigos e capítulos de livros na área do Design Gráfico, do Branding, da Visualização de Informação e da Tipografia (editoras nacionais e internacionais).

Particularmente, na esquematização de tendências visuais associadas às marcas, à cultura e à sociedade, bem como na ligação aos new media. O foco é desenvolver conhecimento cientifico aplicado a processos de análise e controlo dos sistemas de marca. É Curador de Design gráfico e autor da Exposição “TYPE STUDIES. FROM CLASS TO PUBLIC” — EXPERIMENTA DESIGN (Lisboa, 2013).

Como Designer independente é especialista em Branding e Sistemas de Identidade Visual, desenvolvendo projectos de extensão ao mercado para o IADE-EU, bem como consultoria para marcas, nacionais e internacionais, de várias dimensões e unidades de negócio.