PhD in Design

Daniel Raposo

Designer de comunicação, docente de ensino superior e investigador na área do Design e Branding, especificamente Design de Identidade Visual de Marca.

Dedica-se ao estudo do design desde 1993, depois de 1999 à sua prática e ao seu ensino desde 2002.

É doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”.

Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código”.

Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, especialidade Design Gráfico e Publicidade na ESTG do IPPortalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco.

Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Entre 2006 e 2010 foi diretor do curso de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual, e de 2010 a 2014 foi diretor do Mestrado em Design Gráfico do IPCB/ ESART em associação com a FAUTL.

Membro e fundador da Associação Nacional de Designers da qual foi secretário de Direção e Presidente da Assembleia Geral, sendo atualmente vogal do Conselho Técnico e Deontológico.

Desenvolveu atividade profissional como Designer de Comunicação por conta de outrem e em regime freelancer.

Entre os seus livros recentes destacam-se “Perspectives on Design: Research, Education and Practice” (Vol. I e II), “Advances in Design, Music and Arts”, “Perspectives on Design and Digital Communication”, “Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies”, editados pela Springer. Editor do livro “Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand” / “Comunicar Visualmente: El diseño gráfico de la marca” editado pela Cambridge Scholars Publishing (UK) e Experimenta (Espanha); autor de livros como “A rebelião dos signos. A alma da letra” (Joan Costa) publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía, no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições e em 2013 no formato ePub sob o título “A rebelião da letra” e “Design de Identidade e Imagem Corporativa” das Edições IPCB e de diversos capítulos de livro e artigos.

Desde 2006 que é editorial responsável da “Convergências – Revista de investigação e ensino das artes”, Editor Associado da InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação.

Integra o conselho científico de diversas revistas e congressos internacionais em sistema de “revisão paritária cega”, dedicadas à investigação em Design, destacando-se o EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design.